Toolkit para Avaliação das Necessidades em Saúde
nas Doenças Congênitas

Passo a passo do Toolkit

Se você tiver uma consulta, quiser dar um retorno ou receber atualizações regulares sobre o Toolkit, envie-nos um e-mail: toolkit@bornhealthy.org

O Toolkit oferece suporte aos usuários conduzirem uma Avaliação de Necessidades em Saúde – ANS – em relação a doenças congênitas. ANS é uma forma sistemática para identificar as necessidades de saúde não atendidas em uma população.

O usuário do Toolkit será capaz de gerar e avaliar os dados e informações sobre a situação presente e de priorizar ações para chegar a um resultado futuro desejado, por exemplo, um novo serviço em uma determinada região.

Mais sobre o Toolkit

Por quê?

Nosso principal objetivo no desenvolvimento do Toolkit é melhorar os resultados de saúde das pessoas com doenças congênitas e reduzir a carga desses transtornos.
A iniciativa tem um alcance global, e centra-se particularmente em países de baixa e média renda. Nosso objetivo é ajudar os usuários a desenvolver ou reformular políticas, programas e serviços para reduzir o impacto da doença sobre os indivíduos, as famílias e a sociedade em geral. Para mais informações consulte Visão Geral do Documento para o PHG Foundation Toolkit de Avaliação das Necessidades de Saúde em Relação a Doenças Congênitas.

O que é?

Este Toolkit é um processo multi-estágio que permite aos usuários avaliar as necessidades de saúde de sua população relacionadas a transtornos congênitos; e preparar uma estratégia para melhorar o atendimento, reduzir a sua prevalência associada nascimento, morbidade e mortalidade. Para maiores informações sobre a avaliação das necessidades de saúde e da metodologia por trás do Toolkit leia Introdução a ANS e Metodologia. Junto com os documentos que lhe permitem realizar uma avaliação das necessidades de saúde deste Toolkit tem um Documento de Apoio que fornece informações sobre tópicos relacionados, como questões sociais, éticos, jurídicos e de economia da saúde.

Para quem?

O Toolkit pode ser utilizado a nível nacional e sub-nacionais, por qualquer pessoa que pretenda desenvolver a base necessária para dar maior prioridade ao problema dos distúrbios congênitos. O processo de avaliação das necessidades geralmente envolve uma gama de participantes, com pessoas diferentes, avaliando diferentes temas, de acordo com os seus conhecimentos. Os dois públicos principais são os tomadores de decisão e os geneticistas de saúde pública. Outros usuários podem vir da pesquisa em saúde, medicina clínica e apoio aos doentes.

Como?

Este processo começa com o preenchimento do documento Primeiros Passos que permite a identificação de tópicos e planejamento do processo de avaliação das necessidades. O próximo passo é completar uma avaliação das necessidades. O levantamento de necessidades pode ser feito por um único tópico – no entanto, sugerimos que os usuários concluam a avaliação das necessidades de vários temas, para obter uma imagem mais completa da situação na sua população e fazer um profundo estudo de caso para a ação política. Na prática, o processo de ANS envolve coleta de dados do usuário em epidemiologia, nos serviços desejados e políticas atuais. Juntamente com uma Ferramenta de Priorização dessas ações dá aos usuários informações completas para julgar a configuração das medidas a tomar.

Para mais detalhes sobre como usar o Toolkit, selecione a aba Brasil e leia o Guia Para Usar o Toolkit.

Creative Commons LicenseToolkit de Saúde Avaliação de Necessidades em relação a doenças congênitas pela Fundação PHG é licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License. Para citar o Toolkit: The PHG Foundation. A Toolkit for Health Needs Assessment in Congenital Disorders. Available at: toolkit.bornhealthy.org/. Accessed [date of access].

Aviso: A partir de 2014, o Toolkit está sendo mantido e atualizado pelo INAGEMP - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Genética Médica Populacional, Brasil (www.inagemp.bio.br) com apoio do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (www.ufrgs.br/ppgbm/en).

Agradecimentos: Uma lista completa de colaboradores pode ser encontrada na Introdução a ANS e Metodologia.